Tratamento de Feridas com Papaína
Métodos Conhecidos no Tratamento de Feridas
Limpeza e Desbridamento Consiste em promover a esterilização do ferimento para livrá-lo da ação de bactérias. Não só remover a necrose, como também os corpos estranhos do leito da ferida, constitui um dos mais importantes e primordiais meios de tratar a ferida.
Coberturas
Anteriormente conhecidos como “curativos”, deixaram de assumir essa identidade pelo fato de simplesmente privarem o ferimento de contato com bactérias e corpos estranhos, sem, contudo, realmente curar. As coberturas, dentro do contexto a que se propõe, podem ter origens das mais diversas, como os tecidos porosos (gaze) utilizados para a grande maioria dos ferimentos, quanto alguns um tanto exóticos, como é o caso das coberturas de pele de rã (CÂNDIDO, 2006), que é utilizada em feridas promovidas por traumas causados por chamas, por terem em sua superfície necessidade de manter a mesma relativamente úmida.
Pomadas de uso tópico
Utilizadas para promover a ação bactericida no local do ferimento, geralmente são formadas por substâncias fungicidas, como é o caso da penicilina. São fabricadas em larga escala por grandes laboratórios, e geralmente tem suporte e respaldo científico na sua utilização, são sempre auxiliares presentes no tratamento de feridas.
Métodos Exóticos no Tratamento de