Determinação de umidade em amostra de creme de leite uht
CENTRO DAS CIÊNCIAS RURAIS
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS
DETERMINAÇÃO DE ATIVIDADE DE ÁGUA EM ALIMENTOS: CREME DE LEITE
Santa Maria, RS
2013
1. INTRODUÇÃO
A atividade de água, (aW), tem sido considerada como uma propriedade fundamental no controle de qualidade de alimentos (ALZAMORA, 1984), uma vez que expressa o teor de água que se encontra no estado livre. É indicador de como a água afeta processos bioquímicos e outros fatores, como a disponibilidade de nutrientes para o crescimento de microrganismos (ORDOÑEZ, 2005).
É possível estabelecer uma relação estreita entre o teor de água livre no alimento e a sua conservação. O teor de água livre é expresso pela atividade de água (aW) que é dada pela relação entre a pressão de vapor de água em equilíbrio sobre o alimento, e a pressão de vapor de água pura, à mesma temperatura. A atividade de água pode ser entendida como a umidade relativa em equilíbrio com o produto na temperatura considerada (PARK et. al, 2001).
A diminuição da atividade de água nos alimentos é utilizada nas indústrias, para a manutenção da qualidade do produto, promovendo o melhor aproveitamento das matérias primas e como parâmetro de controle microbiano (TROLLER, 1987). Realiza-se esta diminuição ao baixar a temperatura, ao adicionar solutos e utilizar os métodos de vaporização, cristalização, extração com solventes e sublimação.
O valor de atividade de água tem grande importância na área de tecnologia de alimentos, permitindo avaliar a suscetibilidade de deterioração dos alimentos e, consequentemente, a vida de prateleira do produto. A atividade de água está relacionada com o conteúdo de umidade do alimento, à temperatura constante, por meio de isoterma de sorção (LABUZA aput WELTI, 1997). O conhecimento preciso dos valores de atividade de água e das isotermas de sorção dos alimentos é de grande importância, por estar relacionado com a estabilidade dos