Teoria estruturalista
A Teoria Estruturalista fundamenta-se na Teoria Burocrática tendo também uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Origens da Teoria Estruturalista foram as seguintes:
Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas.
Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social.
A influência do estruturalismo nas ciências sociais teve forte influência na Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemática e Linguística.
Novo conceito de estrutura é antigo. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. Homem Organizacional conceito de homem moderno que desempenha diferentes papéis simultâneos em varias organizações diferentes, daí seu caráter cooperativo e competitivo. Ele tem que ser flexível,ter tolerância perante as frustrações,ter capacidade de adiar as recompensas e ter permanente desejo de realização. Reengenharia é a estruturação radical da empresa por meio de um conjunto de processos que tem como finalidade o rápido ajuste às condições do mercado, a reengenharia apresenta quatro fases: 1. Estratégia: É a fase em que ocorre a elaboração do planejamento estratégico. 2. Ativação: É a fase em que há ênfase nos ganhos de desempenho. 3. Melhoria: É a fase que há agregação de novos valores. 4. Redefinição: Neste último há a criação de novas unidades de negócios.
Reengenharia é mudar a forma com que o trabalho é feito. Reengenharia é começar novamente da estaca zero. A Teoria Estruturalista ampliou o campo de visão da administração que antes se limitava ao indivíduo, agora abrange também a estrutura da organização, diante da fragilidade e da insuficiência, consideramos que ela é uma síntese da Teoria Clássica a da Teoria das Relações Humanas, tentando integrar as duas numa perspectiva