teoria estruturalista
Teoria Estruturalista A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal.
O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências. Parte do conceito de estrutura, como uma composição de elementos visualizados em relação à totalidade da qual fazem parte. Portanto por sua natureza todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delas implica em rever o todo.
O Estruturalismo surgiu na década de 50 devido a decadência da Escola anterior e os conflitos entre as teorias. Analisa a organização como um todo. Considera tanto o lado integrativo (juntar as partes integrantes da organização) como o lado do conflito (divisão da organização em função de idéias antagônicas). É uma Teoria de transição e mudança pois precede a Teoria dos Sistemas.
DA TEORIA ESTRUTURALISTA
A origem da teoria estruturalista está relacionada com os seguintes fatos:
Divergências entre a Teoria Tradicional e a Teoria das RelaçõesHumanas –
Sendo entre elas incompatíveis, a teoria Estruturalista compreende a TeoriaClássica (formal) e a Teoria das Relações Humanas (informal) de maneirasintetizada.As características básicas do estruturalismo são: a totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a soma das partes. Assim, toda modificaçãode um elemento acarreta a modificação dos outros elementos e relações.
A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES
As organizações existem há milhares de anos. No entanto com o desenvolvimento dahumanidade, o numero de organizações também vêm crescendo. A sociedade moderna possui tantas e tão diversas organizações que é difícil organizá-las e controlá-las.
AS ORGANIZAÇÕES
A teoria estruturalista estuda as organizações, sua estrutura interna e a relação comdemais