Trabalho de reciclagem
Ligação em estrela e triângulo.
MONTAGEM DA EXPERINCIA
[pic]
1. Dijuntor Newa
Liga e desliga o fornecimento de energia para todo o circuito.
2. Dijuntor DIM
Liga e verifica a corrente do circuito.
3. Fusíveis Diazed 4A
Caso haja um pico de corrente, estes fusíveis desarmam automaticamente para proteger o circuito.
4. Proteção Relé/ Sensor Térmico
Verifica a falta de umas das correntes, caso este aconteça desarma para proteção do circuito.
5. Dois rolos para comutação
Uma parte em chave triângulo e o segundo parte em estrela.
6. Ajuste de Corrente (Timer)
Ajusta o tempo para a troca entre a ligação triangulo e a partida da ligação estrela. Este e ajustado manualmente pelo operário.
Teoria
A Partida estrela-triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, no qual utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar desmembrados em 6 (seis) terminais.
Neste método, o motor parte em configuração estrela que proporciona uma maior impedância, e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida juntamente com seu conjugado que ocasionara uma perda considerável de torque na partida, os motores não se comportam de acordo com a Lei de Ohm. Ou seja, quanto menor a tensão, menor a corrente.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
O uso de Partida Estrela-triângulo não pode ser usado em qualquer situação. Na verdade o sistema exige que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por