Tecnico segurança do trabalho
Viu-se que a NR 18 não teve uma finalização, porem há indícios de que a NR 18 sofrera mais uma mudança brusca, por conte das divisões das partem entre a construção pesada e construções leves.
Na coerência visto nos conceitos importantes para a força dos grupos sindical, e ainda foi falado na palestra sobre Bancada dos Empregadores e não podendo nos esquecer da Bancada do Governo. E esta foi a fala do coordenador Sr JORGE MORAES do CONTRICON.
O CPR/RO é órgão colegiado instituído pela NR-18, especializado em segurança e saúde no trabalho, seca de dois mês DEOSP inseriu em sua planilha de custo o programa do PPRA,PCNAT e PCMSO, vem ainda nas áreas de vivencias, só mente no dia 30 de novembro retomou a discussão sobre o tema da perspectiva de relação de um Encontro Regional de CPRs em Rondônia assim foi a fala do coordenador Sr Jucelino José Durgo dos Santos. As apresentações dos senhores e senhoras representantes do governo do Estado e também os grupos de apoio que são CEREST, CORPO DE BOMBEIRO, CREA, FARO, SENAC, SENAI, SESI, UBRA, UNIR e UNIRON. Não podendo nos esquecer de falar sobre o presidente Paulo Gomes dos Santos e da nossa associação dos técnicos de segurança do trabalho, que alma da segurança que esta fundamentada e consolidada na CLT, que foi regulamentada na NR 1, e hoje temos a norma 35 em atividade consideradas nas área urbana e rurais.
Hoje em dia os trabalhadores podem ser dizer que esta bem assegurado pelo os técnicos que fornecem a segurança com os IPI, e são os procedimentos de rotina para cumpri as normas regulamentadoras do ministério do trabalho, não podendo nos esquecer do beneficio que os trabalhadores ganham insalubridade ou Periculosidade que esta na NR 15.
Conclui-se que a palestra foi bastante aproveitada pelos alunos do IESB,IFRO e outro e o esforço dos palestrante esclareceu bem o assunto