TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A segurança do trabalho é investimento que deve ser levado em conta como positivo, e não visto como custos que uma empresa vai passar a ter. “Nunca sofremos acidentes de trabalho, não vale a pena investir”. Não se deve esperar acontecer tragédias, não é verdade? Afinal, sabemos que os custos das consequências dos possíveis acidentes podem ser bem maiores e prejudiciais ao trabalhador ou até o sucesso da empresa.
Profissionais de segurança do trabalho
Segurança do trabalho é uma área específica de estudo e também é um segmento dentro de outros cursos diversos que existem no mercado, sendo assim há vários profissionais ligados ao ramo, tais como Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Odontólogo do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, entre outros. O que difere um técnico em segurança do trabalho desses profissionais é seu modo de atuar, afinal consta apenas formação de ensino médio e cursos técnicos em sua carreira.
A equipe de segurança do trabalho compõe o SESMT, ou Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e as empresas podem ser obrigadas a contratarem técnicos para aderirem a esta equipe, o que vai depender do número de funcionários da empresa como também o risco de vida oferecido nos serviços da empresa ou local de trabalho.
O que faz um técnico em segurança do trabalho?
Basicamente, possui atribuições definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Norma 27, das quais destacam-se informar aos empregadores e