Arquitetura e padrões de projeto JEE
Atualmente a utilização de padrões de projeto em conjunto com a tecnologia JEE vem se tornando cada vez mais requisitada pelo mercado de trabalho.
A aplicação de padrões é um exemplo de reuso de projeto, de idéias e soluções.
Em geral os padrões de projeto podem ser classificados em três diferentes tipos :
- Padrões de criação: abstraem o processo de criação de objetos a partir da instanciação de classes.
- Padrões estruturais: tratam da forma como classes e objetos estão organizados para a formação de estruturas maiores.
- Padrões comportamentais: preocupam-se com algoritmos e a atribuição de responsabilidade entre objetos.
PADRÕES DEPROJETOJEE
A plataforma JEE define um padrão de arquitetura de 03 (três) camadas.
Camada de Apresentação – camada que comporta as aplica-ções web desenvolvidas em Java que terão acesso aos componentes de negócios. Por exemplo é nesta pagina que ficam as páginas JSP(Java Server Pages) e JSF(Java Server Faces).
Camada de Negócio – camada onde se encontram os componentes que implementam regras de negócios especificas do sistema. É nessa camada que se encontram os componentes EJB(Enterprise JavaBeans).
Camada de Integração – camada onde se encontram fontes de informação como banco de dados, acesso aos dados de sistemas legados, entre outras fontes externas. Por exemplo, é nessa camada que se encontra toda a parte de persistência de objetos onde se é empregada a tecnologia JPA(Java Persistence API).
Figura1 : Exemplo da arquitetura JEE
Padrões da camada de Apresentação
Intercepting Filter: utilizado para interceptar e manipular requisições http de entrada, e respostas de saída através de -de um usuário.
Front Controller: utilizado para centralizar o controle do gerenciamento das Requisições HTTP. Por exemplo, pode-se através do controle das requisições fazer chamada de serviços de segurança, autenticação, autorização,