higiene e segurança
Localização Geográfica
A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal
A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, de que fazem parte a Serra da Lousã , Açor e Serra da Estrela. Tem vários pontos de grande elevação, de que se destacam, O
Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o
Alto de S. Pedro (1341 m), Alto Ceira e o Pico de Cebola (com 1418 m), ponto mais alto do distrito de Coimbra. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar.
Data De Criação
A 3 de Março, comemora-se o dia da Paisagem
Protegida da Serra do Açor (PPSA) criada através do
Decreto-Lei n.º 67/82, dessa data, tendo como principal objectivo a protecção dos valores naturais, culturais, científicos e recreativos aí presentes.
A criação da PPSA resultou de um longo processo, em que o objectivo central foi a preservação da Mata da
Margaraça, cujo carácter de relíquia da floresta de vegetação primitiva nas encostas xistosas e a presença de um elevado número de espécies e habitats com interesse cientifico e para a conservação da natureza, fez que o valor desta fosse reconhecido no âmbito nacional e internacional.
Riqueza Ambiental :
Flora
Por entre os cumes da Serra situa-se no termo de Arganil a Mata da
Margaraça. Esta ocupa uma encosta exposta a norte entre os 400 m – 800 m de altitude constituído uma amostra de vegetação desta região tal como existiria séculos atrás. Resto de uma antiga floresta a Margaraça tem como espécies vegetais predominantes o carvalho- alvarinho e o castanheiro.
Presentes ainda algumas plantas de cariz mediterrânico como o medronheiro e o folhado, exemplares de grande porte o azereiro para além de cerejeirabrava e da aveleira.
Acrescente-se uma elevada cobertura de musgos, líquidos e fungos, inúmeros fetos e espécies ornamentais raros no território Português como o Martagão e o Selo-de-Salomão.
Na área de paisagem protegida da Serra do Açor existe uma