Higiene e segurança
Curso: Técnica Auxiliar de Saúde de Aveiro – EFA _NS
Neste módulo UFC26 sob o tema "Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho" foi-nos ministrado pela formadora Ana Martins no centro de formação de Aveiro com a duração de 50H.
Iniciámos o módulo com a definição de higiene no trabalho que é um conjunto de medidas preventivas relacionadas com o ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Segurança no trabalho é um conjunto de medidas que tem como objetivo o de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho. É uma das áreas da segurança, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para o trabalhador. Este deve de ter formação adequada ao seu posto de trabalho, prevenindo deste modo acidentes e promovendo a saúde bem como a correta utilização dos Equipamentos de proteção Individual. A sinalização de segurança é sem dúvida uma das medidas de prevenção dos riscos profissionais, uma vez que estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos a que está exposto, e permite-lhe recordar as instruções e os procedimentos adequados em situações concretas.
Doença profissional é uma afeção provocada por uma ação lenta, repetida e durável e tem origem no exercício da profissão. Resulta diretamente das condições de trabalho e causa incapacidade para o exercício da profissão ou mesmo a morte. Doenças essas que podem ser provocadas por agentes químicos, físicos, ergonómicos e biológicos.
Acidente de trabalho é aquele que se verifica no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão no corpo, ou percurso direto do local de trabalho para casa e vice-versa.
Realizámos uma maquete de uma instituição de saúde em que tivemos de colocar toda a sinalética associada à mesma.
Como futura técnica