Higiene e segurança
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado pela equipe sobre as questões de higiene e segurança alimentar em restaurantes tem como principal objetivo informar e conscientizar sobre as doenças, os riscos de acidentes e, até mesmo a morte que pode ser causada pela imprudência ou negligência que ocorrem dentro destes ambientes.
A higiene dos alimentos é uma questão que deve ser observada por todos, já que as consequências danosas podem resultar para os consumidores ao ingerir um alimento contaminado, sérios riscos a saúde, além de causar prejuízos econômicos para os estabelecimentos, pela perda dos clientes para outros concorrentes epelo desperdício de alimentos.
Quanto aos riscos que existem á saúde pela falta de higiene, como as intoxicações causadas pelos alimentos contaminados, aprenderemos a boa prática de higiene e segurança. O manual de práticas de conduta e higiene nos mostra que cada vez mais o consumidor tem-se preocupado com a saúde e a qualidade de vida.
SEGURANÇA E HIGIENE ALIMENTAR
1. Objetivos e Campos de Aplicação
As doenças alimentares constituem uma das principais preocupações ao nível da Saúde Pública, principalmente nos grupos mais vulneráveis como crianças e idosos. A maioria dos microrganismos leva ao aparecimento de tox-infecções alimentares quando ingeridos em grande número ou quando as suas toxinas estão presentes nos alimentos. Contudo, os alimentos não costumam apresentar alterações no seu cheiro, sabor ou aspecto.
Então, qual a necessidade de programar um código de boas práticas?
A maioria das tox-infecções alimentares tem a sua origem em superfícies, utensílios de cozinha e mãos contaminadas e na contaminação cruzada, em particular de alimentos já cozinhados e prontos para consumo com alimentos crus.
As pessoas que de alguma forma contatam com os alimentos nas diversas fases da sua produção, são portadores de microrganismos que podem contaminar os alimentos e provocar doenças a quem os consome. Os microrganismos