Higiene e segurança
&
Segurança
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
Professor: Daniel José
Curso: Mecânico Industrial
Período: Vespertino
Alunos: Bruna Gabriele, Bruno Martins, Diego Silva, Letícia Botelho e Thiago Leoteiro.
Neste Trabalho sobre “higiene e segurança” o grupo vai apresentar apenas um tipo de Higiene e outro de Segurança, que são eles:
Higiene do Trabalho e Segurança do Trabalho.
Segurança; Estudo, avaliação e controlo dos riscos de operação
Higiene; Identificar e controlar as condições de trabalho que possam Prejudicar a saúde do trabalhador
A higiene do trabalho propõe-se combater, de um ponto de vista não Médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar O ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos Profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, Segurança e bem estar do trabalhador).
A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse. A higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente