Tecnico de segurança do trabalho
Diminuir ó numero de acidentes e lesões é a meta do técnico de segurança do trabalho
O técnico de segurança do trabalho é muito importante na implementação no programa para prevenção de acidentes, ela ajuda no desenvolvimento dos programas, mas marcantemente na implementação destes programas na área de trabalho.
Neste trabalho estão relacionadas as principais atividades desenvolvidas pelo Técnico de Segurança do Trabalho.
APRESENTAÇÃO
Técnico em segurança do trabalho
No Brasil, o técnico em segurança do trabalho, é um profissional com formação de nível médio.regulado pela Lei nº 7.410 -1985.
Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o técnico em segurança do trabalho recebe o código 3516-05.
A CBO registra que este profissional elabora, e/ou participa da elaboração e implementação de política de segurança e saúde no trabalho (sst); realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação de sst; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle, entre outras funções.
Principais funções do Técnico de Segurança do Trabalho
• Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições inseguras, tomando todas as