Resumo da aula de comunicação
O texto é uma situação comunicativa, também icônica e imagológica, entre outras formas não verbais.
A icônica é linguagem texto produzido por meio de símbolo, a imagológica é produção de texto através de imagens.
Para construir um texto importante ressaltar que a leitura e a atualização de informações também colaboram com a qualidade, informação r transformá-las em conhecimento chamadas intertextualidade.
A intertextualidade baseia em obras e autores para escrever texto. Os textos incorporam modelos vestígios, até estilos de outros textos e de outros gêneros, muitas vezes, tanto o texto oral com o escrito é feita forma inadequada, o que leva a entender só foram feitas para suprir as exigências do momento do ato comunicativo. Existem textos mais formais e menos formais e cada um tem sua coerência e da coesão. As características de texto escritos dos orais são diferentes, na construção de um texto escrito que exige uma dedicação e profissionalismo, e um texto falado bem mais leve pode ser improvisado não precisa planejado tecnicamente.
Resumo: Seção 2 O Ato de Escrever
Escrever um texto tem que ser bem elaborado, estruturado, ler sobre o assunto depois fazer o tema, titulo construir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. E não adianta nada escrever todos esses elementos sem ter coerência e coesão. Ter uma boa escrituração tem que haver uma interação entre o autor e o leitor/receptor. Segundo kleiman (1999) para uma boa compreensão de um texto é necessário que quem a receba, busque o conhecimento prévio, o conhecimento linguístico, o textual e o de mundo, esses facilitarão o entendimento, uma vez que fazem parte da vivência de cada um.
O conhecimento prévio vem com o tempo, ou seja, uma pessoa tem que ler ou ouvir um texto utiliza seus conhecimentos guardados para atingir uma boa compreensão.
O conhecimento linguístico é variedade de vocabulário e regras da língua, com os elementos linguísticos e sua