síntese da acetona
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICA
PEDRO ALFREDO BOURSCHEID
GREISSE KELLY FERREIRA DE OLIVEIRA
SÍNTESE DA ACETONA
RELATÓRIO
APUCARANA
2014
PEDRO ALFREDO BOURCHEID GREISSE KELLY FERREIRA DE OLIVEIRA
SÍNTESE DA ACETONA
RELATÓRIO
APUCARANA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A acetona, também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, β-ceto-propano ou simplesmente propanona é um líquido volátil, altamente inflamável, com odor e sabor característicos e fórmula (CH3)2CO. Tem peso molecular de 58,08 g.mol-1, pKa 24,2, ponto de fusão -94 °C, ponto de ebulição 56,5 °C e ponto de fulgor -18 °C. A densidade é menor do que a da água (0,788 g.L-1 medida em 25 °C). A acetona é miscível com água, alcoóis de baixo peso molecular metanol, etanol, propanol, 2-propanol, dimetilformamida, clorofórmio, éter e muitos óleos.
Em 2010, a produção mundial de acetona foi de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas, com uma expectativa de crescimento de 3-4% ao ano. Atualmente, a maior parte da produção industrial da acetona é feita partir do propileno. Este processo, denominado Processo Hock, foi desenvolvido, em 1944, por Hock e Lang. No processo Hock, o benzeno reage com o propileno (reação de alquilação) na presença de H3PO4 como catalisador. Na sequência o isopropilbenzeno formado é oxidado pelo oxigênio do ar, gerando o hidroperóxido de cumila, que em presença de ácido sulfúrico é clivado à acetona e fenol.
Em outra etapa é possível sintetizar a acetona utilizando como catalisadores óxidos de magnésio e zinco, a acroleína reage com parte do 2-propanol produzindo acetona e álcool alílico a parte restante de 2-propanol é oxidada em