Relatório - Síntese da acetona - Reação de oxidação
2 – OBJETIVO
Obtenção de da síntese da acetona através de uma reação de oxidação.
3 – RESUMO
Para a obtenção da acetona foi necessário à utilização de uma reação de oxidação pela qual foi utilizada uma solução principal contendo K2Cr2O7 + H2O e H2SO4 concentrado, que nada mais é que a solução oxidante. Após a obtenção desta solução foi adicionado o mesmo ao Álcool Isopropílico + H2O, onde o mesmo passou por fervura em uma temperatura constante e por destilação em uma aparelhagem ideal, até que fosse recolhido todo o destilado em uma proveta e observado a síntese da acetona concretizada.
4 – INTRODUÇÃO
A acetona (propanona) é a cetona mais simples. É um líquido que possui cheiro característico, é inflamável e solúvel em água. Essa substância é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extração de óleos e na fabricação de fármacos, também é utilizado como gelatinizante da pólvora sem fumaça e como produto inicial de sínteses químicas. As cetonas tem como característica a existência de um grupo carboxila que é responsável pela natureza polar desta substância e também justifica o fato das cetonas terem pontos de ebulição mais altos que outras substâncias apolares com massa molecular próxima.
A oxidação de um álcool implica na perda de um ou mais hidrogênios do carbono ligado ao grupo OH. A substância resultante depende do número de hidrogênios que o álcool possuir, ou seja, ser primário, secundário ou terciário. Neste experimento foi usado um álcool secundário o isopropanol que perde seu único hidrogênio na reação dando origem a uma cetona. A acetona será preparada a partir do álcool isopropílico, através de uma reação de oxidação. Esta reação poderá ser observada pela mudança de coloração, onde o dicromato de potássio (K2Cr2O7) é alaranjado e se reduz a Cr+3, de coloração verde.
Sendo a acetona um solvente volátil, o refluxo dificulta a saída de seus vapores,