organica 1
Carolina K. samara pereira
SÍNTESE DA PROPANONA
Relatório referente a disciplina da 8° aula prática de Química Orgânica, abordando o tema de Síntese da propanona do curso de bacharelado de Engenharia De Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do campus de Medianeira.
Orientador: Prof. Daniel Wallker Tondo
Medianeira
2015
Objetivo
O objetivo do experimento era a síntese da propanona através da oxidação do álcool isopropílico.
Reagentes
Álcool isopropílico (2-propanol)
Dicromato de potássio
Ácido sulfúrico
Água destilada
Metodologia
Montou-se um sistema de refluxo com uma manta de aquecimento, balão de 2 bocas e um condensador. Ao balão foi adicional o álcool isoporpílico, a água e algumas pérolas de vidro. A solução sulfocrômica foi adicionada a um funil de separação e gotejada lentamente no balão e observamos a mudança da coloração de um alaranjado para um verde, devido a redução do dicromato de potássio para Cr+3.
Conclusão
Após o aquecimento notou-se que o inicio da destilação iniciou-se a partir de 56º C, então a acetona escorregou pelo condensador ate o béquer e coletamos 5 mL
Questionário
1) Quais os produtos formados na reação de oxidação com K2Cr2O7/H+ dos seguintes compostos:
a) 1-propanol
R: a propanal
b) 2-pentanol
R: 2-pentanona
2) Na oxidação de um álcool primário a aldeído, por que o produto formado deve ser removido da reação por destilação?
R: Porque uma vez que os aldeídos são facilmente oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes devem-se remover o mais rápido possível o aldeído que vai sendo formado.
3) Justifique o fato de que a oxidação de álcoois secundários resulta em melhores rendimentos do que a oxidação de álcoois primários.
R: A oxidação do álcoois secundários obtém melhores resultados pois em sua oxidação irão formar apenas um composto Cetona, com os álcoois primários é necessário obter a primeira oxidação que irá formar Aldeído, a após a oxidação do aldeído