Trabalho De Organica 1
A síntese orgânica consiste na construção de moléculas orgânicas através de processos químicos. Moléculas orgânicas normalmente são muito mais complexas do que moléculas puramente inorgânicas, sendo que a síntese de compostos orgânicos tem se mostrado como um dos mais importantes aspectos da química orgânica e pode ser definida como processo de obtenção de compostos complexos a partir de precursores simples. Seja a partir de uma simples transformação química em uma única etapa, ou em um processo complexo, envolvendo várias reações químicas em sequencia
A importância da síntese orgânica no contexto farmacêutico:
No contexto farmacêutico a importância da síntese orgânica tem uma finalidade de crescimento e desenvolvimento de pesquisas para obter novos conceitos em fármacos pois a rentabilidade proporciona ganhos, extremamente altos, pois sabemos que os fármacos de origem sintética representa significativa parcela do mercado farmacêutico, estimado em 390 bilhões de dólares. Com isso vem surgindo a cada dia pesquisas para o descobrimento de novas drogas no intuito de combater doenças graves sem perspectiva de cura.
Fármacos de origem sintética - Tipo de escala - Definição:
Os fármacos de origem sintética podem ser obtidos em dois tipos de escala.
A primeira, de bancada, é aquela empregada na definição da rota sintética, para ter acesso ao composto planejado, em pequenas quantidades, mas suficientes para investigar o seu perfil farmacológico. A segunda, semi-industrial, é uma adaptação da primeira rota sintética visando a obtenção do fármaco em maior escala. De maneira geral, a escala de bancada não se estende à escala industrial, havendo necessidade de se buscarem rotas alternativas que contemplem a adequação da escala.
Fármaco nº 1
Acetonitríla (Cianeto de Metila)
Fórmula estrutural:
Fórmula Molecular
C2H3N
Produçaõ:
A síntese industrial da acetonitrila é feita a partir da produção preferencial pela amoxidação