1 Experimento Organica
Experimento 1
Solubilidade de compostos orgânicos
Discente: Abraão Felipe Santos e Freitas
Profa. Dra. Liliane Nebo
Jataí – 2015
Índice
1. Introdução
2. Objetivos
3. Parte experimental
4. Resultados e discursões
5. Questionário
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Introdução
1.1 Solubilidade: Quando se fala em solubilidade, é comum a afirmação “semelhante dissolve semelhante”. Ou seja, uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar e uma substância apolar tende a se dissolver em um solvente apolar.
Sendo assim, fica mais fácil entender por que muitas substâncias inorgânicas, como os sais e os ácidos, que são polares dissolvem-se na água que é um solvente polar, como por exemplo, água e álcool. Já as substâncias orgânicas que, geralmente, são apolares dissolvem-se em solventes orgânicos também apolares; por exemplo, é possível dissolver a parafina na gasolina, a gasolina no querosene, mas o mesmo não acontece se o solvente for a água. O mesmo acontece com óleo e água, que não se misturam.
2. Objetivos
2.1 Utilizar cinco compostos orgânicos desconhecidos, e através de testes de solubilidade, descobrir quais grupos funcionais eles pertencem e a partir destes dados, definir o nome de cada substância.
3. Parte experimental
3.1 Coloque 1,0 mL do solvente em um tubo de ensaio. A seguir adicione algumas gotas do liquido ou sólido desconhecido, diretamente no solvente. Os compostos sólidos devem ser finamente pulverizados para facilitar a dissolução. A seguir, agite cuidadosamente o tubo de ensaio e anote o resultado. Às vezes um leve aquecimento ajuda na dissolução, e quando um composto colorido se dissolve a solução assume esta cor. Usando o procedimento acima, os testes de solubilidade dos compostos desconhecidos devem ser determinados nos seguintes solventes: agua, éter, NaOH 5%, NaHCO3, HCl 5%, H2SO4 95% e H3PO4 85%. O roteiro apresentado deve servir como