Relatório de Orgânica 1
Nomes: Evelyn, Priscila Souza e Yasmin Amorim
Turma: FM 131
Professora Eliz Torrez
1.0 Introdução
-Ponto de fusão
Ponto de fusão é a designação da temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido.
Quando um sólido é aquecido, o calor doado é absorvido por ele, assim as moléculas do mesmo vibram cada vez mais e com mais força, devido a isso tais moléculas não conseguem permanecer juntas. O sólido, então a se fundir.
Exemplo: H2O
A água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm., à temperatura de 0°C. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0°C.
Se a pressão do exemplo acima for aumentada, o ponto de fusão da água encontrado será maior que 0°C. Isso ocorre, pois quando a pressão exercida sobre o sólido aumenta, ás moléculas ficam mais juntas, mais comprimidas, logo, a expansão das mesmas para o estado líquido é mais difícil. Sendo assim a temperatura necessária para que isso ocorra terá que ser maior. Por outro lado, se a pressão do exemplo for diminuída o ponto de fusão da água será menor que 0°C. Isso ocorre, pois quando a pressão exercida sobre o sólido diminui as moléculas ficaram mais comprimidas, logo, a expansão das mesmas para o estado líquido é mais fácil. Sendo assim a temperatura necessária para que isso ocorra terá que ser maior.
Para uma substância pura, o processo de fusão ocorre sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo. Já para substâncias puras, na grande maioria das misturas de duas ou mais substâncias as temperaturas de fusão não se mantêm constantes ao longo da transformação, variando do início até o final da mudança de estado.
-Ponto de Ebulição
Ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor se iguala a pressão atmosférica.
Ao se aquecer um líquido dentro deste, há formação de bolhas de vapor que são empurradas para a superfície onde escapam. Essa mudança de fase