Relatorio 1 quimica organica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS – CAMPUS ITABIRA
GRADUANDO EM ENGENHARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
ITABIRA
2014
PRÁTICA 1
NATUREZA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
ITABIRA
2013
1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A primeira prática de química foi sobre compostos orgânicos e inorgânicos. O objetivo foi diferenciar compostos através do seu ponto de fusão e solubilidade.
Entende-se por comporto orgânico aquele formado essencialmente de carbono no qual as ligações são covalentes e compostos inorgânicos por sua vez àqueles formados pelos mais diferentes átomos e de ligações geralmente iônicas.
Esta experiência visa a observação experimental das diferenças na solubilidade (propriedade física) em relação às ligações intermoleculares e, especialmente a diferenciação entre compostos iônicos e não iônicos.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A definição antiga de compostos orgânicos não era tão abrangente como a de hoje, antes se acreditava que compostos orgânicos eram todos aqueles derivados de organismos vivos. Com a evolução, pesquisas no campo descobriram que não somente derivados de organismos vivos e então tornaram a definição bem mais abrangente como foi mencionado na introdução.
Descobriu-se também que é possível manipular compostos inorgânicos para se formarem compostos orgânicos como, por exemplo, a ureia a partir do aquecimento do cianato de amônio.
As propriedades físicas dos elementos nos auxiliam a diferenciá-los, como o ponto de fusão, ebulição e solubilidade.
Os compostos moleculares, aqueles que têm ligações covalentes, apresentam, em geral, pontos de ebulição e fusão relativamente baixos, porque as interações intermoleculares neles existentes são bem fracas.
O ponto