Pedagogia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, espero ampliar meus conhecimentos, considerando que a pedagogia é a ciência da educação. Desse modo, o pedagogo pode auxiliar tanto em prática como na convivência, ajudando assim seus colegas professores a buscarem melhorias para as dificuldades dos nossos alunos. Com isso, alcançando resultados de grande precisão no âmbito escolar e junto com todos os membros da comunidade, buscar meios para orientá-los na aceitação das diferenças de cada indivíduo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é Pedagogia?
A Grécia Clássica é o berço da Pedagogia, é nela que nascem as primeiras ideias da ação pedagógica. A Pedagogia de acordo com o Dicionário Aurélio, é um conjunto de teorias, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático, é a ciência da educação e do ensino, é a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temática da educação, ela é aquela parte do saber que está ligada à razão que não se resumo à razão instrumental apenas, mais que inclui a razão enquanto razoabilidade; a racionalidade que nos possibilita o convívio, ou seja, a vigência da tolerância e, mesmo, do amor.
Uma pessoa estuda ou se serve da pedagogia para ensinar melhor a matéria, a utilizar técnicas de ensino; desse modo, o pedagógico seria o metodológico. Tal entendimento poderia até ser compreensível, caso fosse atribuído a professores de matéria sem vínculo direto com a educação, ou seja, profissionais do ensino mais ou menos leigos em relação ao campo investigativo da educação. Mas seria impróprio a professores ligados ao campo da educação manter uma ideia de senso comum sobre o caráter do pedagógico (LIBÂNEO, 2002, p.62).
Paulo Freire (1921