Anhanguera
Urbana
A reciclagem é uma das ações da política dos três Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto ou matéria. No meio ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação de lixos.
A separação no lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Pode ser reciclado: Cadernos, papéis em geral, revistas, embalagens, papel de embrulho, caixa de papelão, embalagens plásticas, garrafas pet, sacos plásticos, CDs, canos, tubos, copos, potes, frascos, lâmpadas, ampolas de remédios, latas, utensílios domésticos. Tudo de creme dental cobre ferro, geladeiras, fogões. O óleo de cozinha também pode ser reciclado para fazer sabão.
Azul: papel/papelão
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco lixo hospitalar
Roxo: resíduos radioativos
Marrom: resíduos orgânicos (restos de comida)
Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.
No tratamento biológico aeróbio os microorganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia, mediante processos oxidativos aeróbica, é uma solução mais utilizada nos países desenvolvidos, pois a aeração requerida para fornecer oxigênio aos microrganismos aeróbios requer grandes quantidades de energia elétrica, além de produzir significativas quantidades de CO2.
As bactérias responsáveis por este processo de eliminação da matéria orgânica são, em sua maioria, heterótrofas aeróbias e facultativas e promovem a remoção da matéria orgânica com mais eficiência.
Os sistemas aeróbios mais comuns são lagoas aeradas, filtros biológicos e os sistemas de lodos ativados que