moviemento retilineo
Centro de Tecnologia – Curso de Engenharia de Energias e Meio Ambiente
Disciplina: Física Fundamental – Professora: Talita – Data: ____/____/2012
Nome: __________________________________________ – Matrícula: ______________
Aula 2
Movimento Retilíneo
Um pica-pau bate repetidamente o bico contra o tronco de uma árvore para procurar insetos para comer, para criar um depósito ou para anunciar que está à procura de uma parceira. O movimento em direção ao tronco pode ser muito rápido, mas a desaceleração quando o bico se choca com a madeira é quase instantânea, e seria fatal para um ser humano. Na verdade, um pica-pau deveria cair da árvore morto ou inconsciente, toda vez que batesse o bico no tronco. Entretanto, ele não só sobrevive como repete o movimento. Como o pica-pau pode sobreviver aos violentos impactos de seu bico em uma árvore? Você encontrará a resposta desta e de outras perguntas intrigantes nesta aula.
1. Movimento retilíneo
Por razões óbvias, estudar o movimento dos corpos é de extrema relevância para compreendermos a natureza. O mundo, e tudo que está nele, se move. O entendimento deste movimento pode ser a resposta para diversas questões que sempre intrigaram a humanidade. Os engenheiros da NASCAR são fanáticos por esses aspectos da física quando determinam o desempenho dos seus carros antes e durante uma corrida.
Os geólogos usam esta física para estudar o movimento de placas tectônicas na tentativa de prever terremotos. Os médicos necessitam desta física para mapear o fluxo de sangue em um paciente quando examinam uma artéria parcialmente obstruída, e motoristas a usam para tentar reduzir a velocidade e escapar de uma multa quando percebem um radar à frente. Nesta aula, estudamos a física básica do movimento nos casos em que o objeto (carro de corrida, placa tectônica, célula sanguínea, automóvel) está se movendo em linha reta. Ou seja, vamos estar o movimento retilíneo ou movimento