Emprego Na Indústria dos Games
Foi ministrada palestra pelo publicitário Guilherme Loureiro, gerente de marketing da publicadora de jogos digitais Level Up, ao público da 17ª feira do estudante da CIEE, cujo o principal tema foi a discussão sobre as opções de trabalhos na indústria de games no Brasil. Este relatório visa abordar, de forma resumida, os assuntos sobre os quais Guilherme Loureiro discorreu durante a palestra.
A indústria dos jogos é uma das mais amplas do mercado, contendo profissionais de todos os tipos, pois produzir um jogo é necessário a colaboração de profissionais de todos os tipos. A indústria abrange profissionais que vão desde programadores e artistas até publicitários e advogados.
No Brasil há aproximadamente 300 desenvolvedoras de jogos, para trabalhar na área não é necessário desenvolver em uma delas. Por exemplo, a Level Up não produz os jogos, os funcionários avaliam jogos de outras desenvolvedoras (muitas delas Coreanas ou Chinesas) e outros traduzem, dominar chinês ou coreano é um diferencial.
A tecnologia da informação é uma das áreas mais importantes na indústria dos jogos, pois além de programar os profissionais desta área tem que resolver todos os problemas relacionados a bugs. E quem recebe a maioria das reclamações são o pessoal de suporte que tem o contato direto com jogador, que é muito importante para a construção da imagem de uma empresa.
Em suma, o mais importante para trabalhar com jogos é gostar de jogos, não adianta ter a formação profissional e trabalhar com o que não gosta. A maioria das formações profissionais é possível encontrar um emprego na área.