Generos textuais
° Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo do jornal;
° Compreender a importância de estudar a gramática na prática discursiva;
° Observar como a gramática é aplicada em modalidades textuais que circulam nos vários domínios discursivos;
° Utilizar-se da pesquisa para formação crítica do emprego da gramática em textos variados;
° Ler e analisar os textos em que a gramática foi aplicada observando o emprego sintático e a função semântica;
° Desenvolver no aluno o gosto pela leitura e o aprofundamento na interpretação e compreensão;
Objetivo Geral
° Proporcionar condições para que o aluno desenvolva a capacidade de leitura integrada à análise lingüística, considerando os diversos textos vinculados nos jornais locais, como fonte principal de análise das dimensões textuais, semântica e morfossintática.
Metodologia
O projeto foi elaborado em sala por meio do auxílio da professora, pesquisas feitas na internet e textos extraídos de jornais. A apresentação será de forma oral em sala com a presença de cartaz.
Justificativa
A língua portuguesa é tida por muitos como a mais complicada dentre os 16 idiomas falados em todo o planeta. Para facilitar a compreensão as tipologias são subdivididas em gêneros textuais, cada um com suas características, veículos de transmissão, esfera de circulação, objetivo do texto e etc.
Dois dos gêneros textuais mais comuns no nosso dia-a-dia são as notícias e reportagens, que são facilmente confundidos devido as suas semelhanças, ambas são transmitidas nos mesmos veículos e se preocupam em informar a respeito de determinado tema relatando algo sobre a atualidade.
Reportagem
É um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras.
Na reportagem escolhida optamos por trabalhar as orações subordinadas adverbiais, que são orações com função de advérbio.
Exemplos:
° A construção civil tem uma