Síntese da acetona
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CONSELHEIRO ANTONIO PRADO
TÉCNICO EM QUÍMICA
Síntese da Acetona
Campinas
2014
1 Objetivo
Obtenção da acetona (propanona) através de uma reação de oxidação com propan-2-ol e solução sulfocrômica.
2 Introdução
As cetonas são compostos orgânicos que são caracterizados pela presença de carbonila (– C = O) ligadas a dois átomos de carbonos. São formadas pela oxidação de álcoois secundários. Um átomo de hidrogênio (ligado ao oxigênio) é retirado e o átomo de oxigênio passa a fazer uma ligação dupla com o carbono da cadeia.
A cetona mais comum é a propanona, mais conhecida como acetona, um líquido que se caracteriza incolor, de odor e sabor bem característicos, muito solúvel em água e outros solventes orgânicos e é inflamável.
A acetona é usada principalmente como solvente não só dos esmaltes, mas de tintas, vernizes, fibras de vidro, na extração de gorduras e óleos de sementes vegetais (como soja, amendoim e girassol) e na indústria alimentícia. É usada também na produção de anidrido acético, na preparação de clorofórmio iodofórmio e bromofórmio e na produção de medicamentos.
Possui a seguinte estrutura:
A acetona pode ser preparada de varias formas como com a destilação seca da madeira e decomposição térmica do acetato de cálcio, que são processos rudimentares, também é preparada pela oxidação do cumeno, que é um processo em que o fenol e a acetona são preparados, fermentação especial de açucares, acilação de Friedel-Crafts, por oxidação de álcoois secundários, entre outros. Os agentes oxidantes mais usados na preparação de cetonas a partir de álcoois secundários são o dicromatro de potássio (K₂Cr₂O₇), trióxido de cromo (CrO₃), Dióxido de manganês (MnO₂) e o permanganato de potássio (KMnO₄).
Os álcoois secundários sofrem oxidação produzindo cetonas, como agente oxidante usa-se, normalmente, uma solução de dicromato de potássio em meio