Síntese da acetona
Digestão e nutrição
Os animais em geral necessitam de energia para o desenvolvimento, locomoção, reprodução e realização de atividades, essa energia é obtida através de alimentos (matéria-prima) que estão disponíveis na natureza, estes, por sua vez, possuem propriedades nutritivas adequadas para o funcionamento e manutenção da vida dos seres vivos no meio ambiente. A obtenção de alimento para a construção do corpo é chamada de nutrição.
A digestão é um conjunto de processos físico-químicos onde os alimentos são quebrados e transformados em pedaços menores e absorvíveis pelas células, é onde irá ocorrer a assimilação dos nutrientes contidos no alimento ingerido.
Existe no ecossistema seres que não são capazes de sintetizar, produzir, seu próprio alimento, ou seja, dependem da captura de outros animais vivos ou mortos para se alimentarem, são chamados de heterótrofos e a forma de obter o alimento pode ser por ingestão (come e engole) ou por absorção (enzimas que decompõe a matéria orgânica morta). Há, também, os animais capazes de produzir seu próprio alimento e introduzir energia para o desenvolvimento do organismo, denominados autótrofos. Por exemplo, as plantas.
Os organismos vivos precisam manter suas funções vitais funcionando para a realização de suas atividades e a ingestão de alimentos, e nutrientes, é uma forma de assegurar um organismo saudável.
SISTEMA DIGESTÓRIO:
A ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes são realizadas por um conjunto de órgãos que constituem o sistema digestório, este é adaptado de acordo com o hábito alimentar de cada animal. Por isso, há dois tipos de sistema digestório: o sistema digestório completo, onde o animal possui um canal de entrada do alimento, a boca, e outro de saída de resíduos não aproveitáveis pelo organismo, o ânus. Este tipo ocorre nos nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes,