Sintese acetona
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
l
Síntese da Acetona
EDUARDO CÉSAR MACHADO
ISIS VERONEZ GAMERO
TATIANE NUNES DA SILVA
PROFESSORA GIANINI APATI
Química
Joinville – SC
2012
INTRODUÇÃO:
O produto formado a partir da oxidação de álcoois depende do agente oxidante empregado e da natureza do álcool de partida( álcool primário, secundário ou terceário ) .Álcoois primários, por oxidação controlada, produzem aldeídos. A oxidação é feita com uma solução de dicromato de potássio em água e meio ácido. Uma vez que aldeídos são facilmente oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes, deve-se remover o mais rápido possível o aldeído que vai sendo formado, através de uma destilação.
Os álcoois secundários sofrem oxidação, produzindo cetonas. Como agente oxidante normalmente se utiliza uma solução de(mistura sulfocrômica).
OBJETIVO:
O objetivo da experiência é a síntese e caracterização da acetona.
REAGENTES:
- Isopropanol
- Dicromato de Potássio (K2Cr2O7)
- Ácido Sulfúrico (H2SO4)
- Álcool
- Água destilada;
Materiais:
- Bastão de vidro;
- Espátulas;
- Funil de Separação;
- Balão de fundo redondo com três saídas;
- Coluna de fracionamento;
- Termômetro;
- Manta de aquecimento;
- Condensador;
- Erlenmeyer.
MÉTODOS.
A acetona foi preparada a partir do álcool isopropílico, através de uma reação de oxidação. Esta reação que pode ser observada pela mudança de coloração, onde o dicromato de potássio (K2Cr2O7) é alaranjado e se reduz a Cr+3, de coloração verde.
A purificação de líquidos, como é o caso da propanona, pode ser feita através da destilação fracionada, observando-se a temperatura de ebulição deste solvente.
A maior parte das reações de caracterização de cetonas baseia-se na formação de um derivado a partir da reação de condensação com aminas substituídas. As reações ocorrem entre o grupo carbonila e o grupo -NH2 da amina substituída (serve