Síntese da acetona síntese de propanal
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
SÍNTESE DA ACETONA
SÍNTESE DE PROPANAL
FABIO VIEIRA
GESSÉ LEONARDO BARBOSA
RICARDO STEUERNAGEL
TIAGO STEINBACH
VALDILIR KRAZOWSKI
PROFESSORA TATIANA DA CUNHA GOMES LEITZKE
QUÍMICA ORGÂNICA
JOINVILLE
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
INTRODUÇÃO A ACETONA 4
OBJETIVO DO EXPERIMENTO DA ACETONA 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DA ACETONA 6
CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO DA ACETONA 10
INTRODUÇÃO DE PROPANAL 11
OBJETIVO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 12
PROCEDIMENTO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 13
CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 19
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a introdução, objetivo e o procedimento experimental dos compostos acetona e propanal. Esses compostos serão obtidos através da utilização de reagentes e equipamentos específicos, utilizados na aula prática em Laboratório de Química, conforme será demonstrado no contexto desse trabalho.
INTRODUÇÃO A ACETONA
A acetona é um líquido incolor muito solúvel em água e nos solventes orgânicos comuns, como por exemplo, éter etílico, benzeno e álcool. Tem um PE= 56ºC e PF=-95ºC e d=0,79g/cm3, é inflamável e tem odor distinguível.
A principal aplicação da acetona é como um dos solventes mais usados nas indústrias e nos laboratórios, para o raiom (seda artificial), acetileno, esmaltes, nitrato de celulose, tintas, vernizes, nas indústrias de perfumarias e alimentícias como fragrâncias. É também usada na fabricação de pólvora sem fumaça e na extração de óleos de sementes vegetais. Nas indústrias farmacêuticas, a cetona é usada na fabricação de medicamentos hipnóticos (cloretona, clorofórmio, sulfonal, etc.).
A acetona pode ser preparada de diversas formas dentre elas estão: destilação seca da madeira e decomposição térmica do acetato de