S Ntese Propanal
636 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLEQUÍMICA ORGÂNICA
FARMÁCIA - 2° NOTURNO
JAMILE RAMPINELLI
SÍNTESE DE PROPANAL
BEATRIZ REGINA WIEDMANN
DANIELE APARECIDA BORGES
PRISCILA THIESEN
SILVANA CATUNARI
JOINVILLE-SC 2015
1 .INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
Realizar a síntese do propanal através do propanol, por meio de uma destilação com a temperatura controlada. Confirmar a obtenção do propanol através do teste confirmatório de Tollens.
METODOLOGIA
1 - Em um recipiente, foi dissolvido 5g de dicromato de potássio (K2Cr2O7) em 30ml de água destilada e acrescentado 4ml de ácido sulfúrico (H2SO4). Agitou-se a solução lentamente até que se obter uma coloração uniforme. Feito isso foi necessário transferir a solução para um funil de separação;
2 - Posteriormente foi montado um sistema de destilação;
3 - Em um balão de três bocas adicionou-se 15ml de propanol e algumas esferas de vidro;
4 - Na saída central do balão conectou-se uma coluna de fracionamento, seguida de uma cabeça de destilação contendo um termômetro.
5 - Posteriormente na cabeça de destilação conectou-se um condensador liso;
6 - No condensador liso conectou-se um sistema de resfriamento (mangueira conectada a torneira de água, ligada ao condensador). Na outra extremidade do condensador foi colocado um erlenmeyer. 7 - Em uma das saídas do balão, introduziu-se o funil de separação contendo o reativo; 8 - Aqueceu-se o balão sobre uma manta de aquecimento até o desprendimento dos primeiros vapores de álcool, e posteriormente iniciou-se o gotejamento da solução oxidante contida no funil, controlando a temperatura sem passar dos 80°C; 9 - Após transferência de toda a solução oxidante para o balão, aqueceu-se a mistura por mais um tempo, até que fosse obtida algumas gotas do destilado. O recipiente coletor estava imerso no gelo, reduzindo a possibilidade de evaporação do aldeído.
Teste de Confirmação - Teste