Sintese da acetona
Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo funcional -CO-.
Tanto para aldeídos quanto para cetonas, chama-se este grupo de carbonila, assim cetonas e aldeídos fazem parte dos grupos carbonilados.
A diferença entre as carbonilas é que na cetona ela esta ligada a dois átomos de carbono.
Alguns exemplos de cetonas são: Propanona Butanona Ciclobutano
A cetona que possui a forma mais simples e a mais conhecida é a propanona, ou Acetona, e é usada na obtenção de solventes de esmaltes, resinas e vernizes, sendo também utilizada pela indústria alimentícia para a extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de anidrido acético e medicamentos. A cetona também pode ser utilizada para extrair a cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da policia federal.
A propanona é um liquido inflamável, incolor e solúvel em água.Sendo as cetonas encontradas na natureza em flores e frutos.
Algumas cetonas presentes em compostos naturais:
Jasmona ou Cis-jasmona – óleo de jasmim
Ionona – odor de violeta
Em química a Acetona possui formula estrutural de CH3(CO)CH3,é um composto organico sintético que também ocorre na natureza.
A acetona é produzida principalmente por processo de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Assim uma das formas de obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário isopropanol, utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).
A oxidação do álcool secundário consiste em esse perder o seu único hidrogênio para formar uma cetona. Os alcoóis secundários oxidam-se para cetonas, R2CO, tanto por meio KMnO4, ou K2Cr2O7, como ainda por desidrogenação sobre cobre. A oxidação ale do estado cetona implica a ruptura de uma ligação carbono – carbono e por isso, apenas se produz quando se utilizam