Argumentos
(Quando o autor convoca alguém qualificado no assunto para falar em seu texto)
Disse a VEJA Awadhesh Pandey, porta-voz do Uidai, órgão do governo indiano criado para gerir o monumental cadastramento: “O banco de dados biométricos pretende ser um facilitador de serviços e benefícios. para incluir na sociedade setores hoje marginalizados”.
2- Argumento baseado no consenso
(quando o autor usa algo sabido por todos)
Embora tenha uma economia próspera, a Índia enfrenta uma miríade de problemas sociais.
3-Argumentos baseados em provas concretas.
(Quando apresenta números, dados, depoimentos, documentos para provar o exposto);
Espera-se que, com o cadastramento da população, 125 milhões de cidadãos abram conta bancária nos próximos três anos e que a economia informal seja reduzida em 25% rendendo aos cofres públicos mais 15 bilhões de dólares em impostos por ano.
4-Argumentos com base no raciocínio
(Quando se forma uma ideia baseada em outros fatores correlatos.)
Neste ano, a França tentou implantar um banco de dados biométricos semelhante ao indiano. No início de março, um projeto nesse sentido foi aprovado pelo Parlamento. Menos de vinte dias depois, o Conselho Constitucional, órgão que analisa as decisões do Parlamento antes que cheguem à sanção presidencial, vetou o projeto, alegando que ele seria “uma invasão na vida privada dos cidadãos”.
5- Argumento da competência linguística
(Quando se usa a variante culta da língua e utiliza um vocabulário adequado à situação)
Para contornar essa questão, tomou-se uma medida de proporções monumentais – a implantação do maior e mais avançado banco de dados biométricos do