Analise espectrofotometrica de ferro em amostras de solo.
Morro Branco é uma localidade do município de Beberibe que está situada no litoral leste do Ceará, a 91 km de Fortaleza, e que é deveras conhecida por suas belas praias, dunas e falésias coloridas. De rara beleza paisagística e formada por diversos tons de areia, é nas falésias de suas praias que o pólo artesanal de Morro Branco encontra a matéria-prima de sua forma de artesanato mais peculiar: as famosas garrafas com areia colorida que retratam, entre outros temas, as próprias paisagens de seu litoral e os costumes de seus moradores.
O grande número de diferentes cores e tons que as areias apresentam incita a realização de análises apropriadas que possibilitem a elucidação do motivo pelo qual se verifica a variedade observada.
Os fundamentos teóricos da literatura científica apontam como fator determinante das cores que os solos apresentam o teor dos óxidos de ferro que fazem parte de sua constituição química. Dessa forma, todo o conteúdo deste trabalho é regido pelo objetivo de quantificar o percentual de ferro constituinte em amostras de areias multicoloridas oriundas das praias de Morro Branco-CE e correlacionar esses percentuais às tonalidades que cada amostra apresenta.
A detecção de um determinado constituinte bem como sua quantificação em uma amostra de um certo material são preocupações concernentes à esfera de competência da Química Analítica. Conforme Vogel et al. (1988:3) “Numa sociedade moderna industrializada, a química analítica tem importante papel a preencher”. Seus campos de atuação são muito amplos e sua importância manifesta-se, por exemplo, em análises do ar, água, solo, produtos industriais, no diagnóstico de doenças, na aplicação de fertilizantes e determinação de nutrientes para a agricultura, no controle de alimentos e níveis de poluição, em levantamentos geológicos etc.
A seleção do método analítico apropriado a qualquer quantificação depende de vários fatores: da natureza da amostra (sólida,