Biologia e suas experiências
A gasolina é composta por compostos de carbono de cadeia curta (4 -8 carbonos), o que faz eles terem um caráter apolar mas não muito forte.
O álcool tem a cadeia de carbono curta (2 carbonos), mas também tem grupo OH, que confere um pouco de caráter polar, por isso mistura com a água.
Já a água é muito polar, não mistura com a gasolina pois a diferença de polaridades entre eles é muito grande.
Já o óleo é composto por moléculas bastante longas de carbono (mais que 12-14 carbonos) o que confere a eles um caráter bastante apolar. Com isso, ele fica muito diferente do álcool que tem caráter apolar muito pequeno. A diferença entre as polaridades do álcool e do óleo são muito grandes.
Lembre-se, não é porque a substância é apolar que vai dissolver com outra apolar. Tem que saber a "força da polaridade". A lei é aquela "semelhante dissolve semelhante". Se as duas substâncias tem as polaridades muito distantes elas não irão se dissolver, já não são mais "semelhantes".
A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
Apesar da água ser um composto covalente, e seus átomos não terem ganhado e nem perdido elétrons, as cargas elétricas não são distribuídas de forma homogênea fazendo com que partes distintas das moléculas fiquem positivas e outras negativas.
polaridade molécula água
Portanto, embora a água seja um composto covalente, possui em suas moléculas uma distribuição desigual de cargas, as quais dão origem ao dipolo, ou seja, a uma polaridade.
Na molécula da água, o oxigênio possui uma eletronegatividade maior que o hidrogênio. Eletronegatividade é a tendência que os átomos dos elementos químicos apresentam em atrair com diferentes intensidades os pares eletrônicos em ligações covalentes, ou seja, é a maior atração de um átomo por elétrons.
As moléculas que possuem cargas