Sociedade em conta de participação e sociedade em comandita simples
Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos
Docente: Aline Fonseca
Discente: Táguina Soares – 6° semestre
Data: 12/09/13
Atividade: Organização, Sistemas e Métodos
1. Quando surgiu OSM (data e histórico)?
Surgiu na remota ao final do século XIX e inicio do século XX com os estudos de Taylor, Fayol e outros precursores da administração. Essa é uma expressão norte-americana (OS&M) foi usada inicialmente no EUA por Thomas W. Wilson e tomou corpo e foi difundida na Inglaterra e em outros países da Europa. Chegando ao Brasil apenas em 1955. Tudo isso começou especificamente na Administração Pública; na empresa privada, a assimilação só ocorreu após o surgimento na administração pública.
2. Qual a principal função (para que serve)?
A principal função da OSM está voltada na realização do trabalho, o qual serve definir a movimentação de documentos. Definir o fluxo de decisões dos sistemas. Elaborar e acompanhar os estudos dos sistemas e rotinas administrativas. Modificar os métodos de trabalho através da análise e criação de formas alternativas. Atualizar as técnicas administrativas e dos sistemas de trabalho. Definir os formulários e demais instrumentos que acompanhem e complementem as soluções operacionais, administrativas, funcionais adotadas. Fazer pesquisas sobre evoluções tecnológicas que possam ser utilizadas pela empresa em suas áreas. Desenvolver internamente novas opções tecnológicas.
3. Qual a contribuição (vantagens) de OSM para a Administração das Indústrias no período da Revolução Industrial?
Uma das principais vantagens da OSM é que empregados e recursos são distribuídos de acordo com o processo em questão. A divisão em departamentos cede lugar a idéia de processos, o importante é concluir a tarefa. Com o surgimento das primeiras máquinas modificou o modo de produção, iniciando, assim, os problemas de ordem técnica organizacional e humana.
4. O que são processos empresariais e qual a