Recursos Humanos
3.1. As teorias de traços de personalidade
Segundo Chiavenato (2003), o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade.
Segundo o autor, alguns traços que definem o líder são:
Traços físicos – energia, aparência pessoal, peso e estatura.
Traços intelectuais – agressividade, adaptabilidade, entusiasmo e autoconfiança.
Traços sociais – cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
Traços relacionados à tarefa – impulso de realização, iniciativa e resistência.
3.2 Teoria comportamental e funcional – ESTILOS DE LIDERANÇA
A teoria estuda os diversos padrões ou estilos comportamentais de líderes e as funções desempenhadas por eles. A teoria identifica três estilos diferentes de liderança no desempenho e na satisfação dos integrantes do grupo:
· Autocrático ou autoritário - enfatiza a preocupação pela tarefa e se baseia na idéia de que o líder ou gerente tem todo o poder e autoridade na tomada de decisão, não precisando consultar os subalternos e esperando que eles obedeçam às ordens sem receber qualquer explicação.
· Democrático - também chamado de estilo participativo, pelo fato do líder compartilha com os empregados sua responsabilidade de liderança, envolvendo-os na execução da tarefa e na tomada de decisão; é menos diretivo e acentua as preocupações com as relações humanas.
· Laissez-faire/liberal - é também conhecido como estilo da não intervenção, ou seja, o gerente lidera através de sua participação mínima e dá aos liderados total liberdade para tomar decisões e solucionar seus problemas.
Os estilos comportamentais de liderança variam de acordo com a quantidade de liderados sob a gerência de um líder, quanto mais funcionários