LAILA
MRP - MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING
MACEIÓ/AL
2013
CESMAC - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
LAILA MARIA SAMPAIO BESERRA
OTAVIO SOARES BEZERRA NETO
WELDSON CORREIA MACHADO
HUMBERTO GALDINO LOPES JUNIOR
LUIS FERNANDO PEREIRA DE OLIVEIRA
IZABELLA MONIQUE SANTOS DE OLIVEIRA
MRP - MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING
Trabalho elaborado com o fim de expandir o conhecimento, objetivando a obtenção de pontos na prova de 1ª unidade da matéria PCP 2 pelo professor Haroldo.
MACEIÓ/AL
2011
INTRODUÇÃO
MRP - MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING
"Um conjunto de técnicas que utiliza dados da lista de materiais, registros de estoque e do planejamento-mestre da produção (MPS) para calcular necessidades de materiais."
MRP consiste no planejamento das necessidades de materiais. É uma ferramenta que surgiu na década de 60 e transforma previsão de demanda de um determinado produto em uma necessidade de itens para comporem esse mesmo produto.
O MRP usa uma filosofia de planejamento. A ênfase está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável. Assim, o MRP como hoje o conhecemos só se viabilizou com o advento do computador. O MRP utiliza softwares cada vez mais sofisticados.
A lista de materiais, um subproduto do MRP, é um software que irá processar todos os dados, consolidando os itens comuns a vários produtos, verificando se há disponibilidade nos estoques e, quando for o caso, emitindo lista de itens faltantes.
Os softwares com maiores capacidades de processamento passaram a ser denomidados sistemas de manufacturing resources planning, que pode ser traduzido por planejamento dos recursos de manufatura. Como a sigla de manufacturing resources planning (MRP) é a mesma de