bffffff

5561 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ECONOMIA

MANAUS-AM
Outubro de 2011
Hilton Oliveira da Cruz – RA 285425
Claudete Faleiro – RA 304351
Célia Sousa Torres – RA 287248
Samara Pinheiro de Aquino Campelo – RA 299839
Katleem Samira Silva Machado – RA 306181

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado a Renata Machado Garcia Dalpiaz como requisito para obtenção de nota parcial do 2º. Semestre da disciplina Economia da Universidade Anhanguera – Uniderp.Centro de Educação a Distância.

MANAUS-AM
Outubro de 2011
CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidade, pois excludentes. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".

Exemplo:

1 Um exemplo clássico da literatura económica: imagine uma fábrica de canetas que produzia 10 canetas por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: borracha. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu

Relacionados