Colonizacao, indigenato e planos de fomento em Africa e em Mocambique
1. O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
De acordo com BALOGUN (s/d) Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século XVII, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.
2. As principais caracteristicas do apartheid são:
Proibição de casamentos entre brancos e negros.
Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço).
Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades.
Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros).
Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos).
Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões.
3. Peter Botha caracterizou o apartheid como uma receita para conflito permanente devido ao caracter do proprio regime que era no entanto segregacionista, criando assim, um clima de revolta constante sobretudo devido a situação política, económica a que os negros viviam, exigindo pela luta a mudanca enquanto os brancos queriam fortalecer a sua supremacia.
4. Frederick de Klerck oficializa o ANC e opta pela Democracia devido ao colapso da U.R.S.S. que permitiu que as potências ocidentais pressionassem a África do sul de modo a que introduzisse reformas num método de povoamento vantajoso, antes que os brancos afundassem quando ainda detinham o poder, numa fase em que os africanos pareciam estar