Trabalho Lixo
CURSO: Administração
CAMPUS: Chapecó
DISCIPLINA: Leitura e Produção Textual I
PROFESSOR: Marcelo Krug ESTUDANTE: Keli Santin, Vinícius Ghignatti
SEMESTRE: 1º semestre DATA: 04/10/2013
Margens Após uma longa discussão e reflexão sobre os temas referentes ao lixo, notamos que problemas deveriam nos indignar tornaram-se rotineiros, de modo a passarem por nossos olhos sem a devida atenção. A questão vai além do próprio lixo no que diz respeito a saneamento básico, refere-se aos moldes do sistema capitalista que gera consumo sem limites e desigualdade social.
Engrandecemos a abordagem, ao debater titulos em video e texto, ilustrando com profundidade a realidade nacional colocando situações de uma herança da qual ainda somos vitimas e autores, da falta de planejamento, de saneamento basico, educação, saúde publica, desemprego, distorção de valores morais, fome, coleta seletiva e desperdicios.
O desperdicio elevado de alimentos, sem que seja possivel alimentar de forma digna boa parte dos famintos deste país. O desemprego é ferramente fundamental para este combate, formando no individuo o cidadão contribuinte e atuante no seu nivel social. Somados esses fatos, percebe-se que geram grande impacto na população e acabam por limitar suas ações e seu processo de crescimento, fazendo destes individuos sobreviventes do lixo deixado por outros.
Sugere-se uma iniciativa em parceria, com governos estaduais e municipais, de forma a integrar uma organização que possua carater social, capaz de empregar pessoas na produção de uma usina de reciclagem (no Brasil atualmente é reciclado apenas 3% do total de lixo produzido), estimular os empresarios do ramo alimenticio a doar seu excedente para alimentação dessa população carente, que comprove ter seus filhos matriculados na rede de ensino, contribuir na formação de creches para que os filhos dos funcionarios outrora desempregados, estejam seguros e