Sobre a construção do sentido
Material desenvolvido pelos professores do Departamento de Português da PUC/SP - COMFIL – Prof. Dr. José Everaldo Nogueira Jr e Profa. Dra. Nílvia Pantaleoni
RESUMO
Certamente, em algum momento de sua vida escolar, você já foi convidado a fazer um resumo, um gênero textual bastante útil e utilizado no meio acadêmico. É importante agora tecermos algumas considerações sobre algumas estratégias para produção de resumo.
Primeiramente, é importante dizer o que não é resumo: um texto formado por um conjunto de trechos retirados de um texto original. Isso deve ficar bem claro, sobretudo, porque uma série de trechos encadeados aleatoriamente não constitui necessariamente um texto.
É importante saber que resumir significa criar um novo texto, mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original, isto é, aquelas que estiverem ligadas ao objetivo com que se resume. O autor de um resumo não deve se colocar nele; antes deve se ater não só ao conteúdo do texto original, mas também ao estilo do seu autor.
Ele deve, portanto, ser objetivo e o mais claro possível, razão pela qual deve estar muito atento ao aspecto coesivo do texto, ou seja, às ligações entre suas partes. Além disso, o produto final do resumo deve propiciar ao seu leitor a impressão de ter lido todas as informações essenciais do texto integral.
Sugestões de etapas para realização de resumos.
✓ Tomar conhecimento das condições do resumo: espaço, finalidade, formatação; ✓ Ler atentamente o texto-base para detectar seu tema e o modo como foi estruturado; ✓ Determinar o processo de resumo: parágrafo a parágrafo ou por blocos de sentido; ✓ Redação do texto resumido; ✓ Revisão do texto quanto à sua forma e conteúdo, sua coesão e coerência.
Tipos de resumo
Resumo extensivo: trata-se de uma paráfrase do texto original em que se reduzem as expressões por outras menores. Pode ser alterado na forma,