Consciência negra
Disciplina: Filosofia
Professora: Ednéia
Consciência Negra
Aluna: Rosângela de Lima
3º C
Nova Olímpia – MT
Novembro de 2012
Biografia
Nome: Glória Maria Matta da Silva
Idade: 63 anos (15/08/1949)
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Signo: Leão
Pai: Cosme Braga da Silva (Alfaiate)
Mãe: Edna Alves Matta (Dona de Casa)
Etnia: Preto
Altura: 1m68
Peso: 54 kg
Atividades: Repórter, Apresentadora e Jornalista.
Peito: 34’’
Cintura: 24’’
Quadris: 34’’
Histórico
Glória Maria, a primeira repórter negra da TV brasileira, é uma das apresentadoras mais conhecidas do Brasil. Após se aventurar por todo tipo de terreno, com grandes reportagens ao redor do mundo e ter passado uma década na à frente do “Fantástico”, entrou em período sabático de dois anos e voltou-se à vida pessoal. Adotou duas meninas e retornou a Globo para ser repórter especial do “Globo Repórter”.
Começou a trabalhar aos 16 anos de idade como telefonista para ajudar a família e pagar os próprios estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Já direcionada ao jornalismo chegou, paralelamente, a trabalhar um ano de graça na Rede Globo até que foi finalmente contratada e largou a função anterior.
Primeira repórter negra da TV brasileira estreou na emissora em 1971, durante a cobertura do desabamento do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Contudo, viria a atuar como repórter de vídeo apenas em 1974, ao fazer sua primeira matéria no Hotel das Paineiras, onde a seleção brasileira que iria disputar a Copa do Mundo estava concentrada. A partir de então, trabalhou em diversos telejornais da emissora carioca: “Hoje”, “Jornal das Sete”, “Bom Dia Rio” e “RJTV”. Dinâmica no trabalho foi a primeira repórter a entrar ao vivo na televisão brasileira da Avenida Brasil, no Rio, para o Jornal Nacional.
Mostrando rapidamente sua competência para assumir funções de extrema responsabilidade, Glória Maria foi incumbida de realizar a