Resenha: carvalho, josé murilo. cidadania no brasil: o longo caminho. 12ª ed. rio de janeiro: civilização brasileira, 2009.
Cidadania no Brasil: o Longo Caminho
José Murilo de Carvalho
OS ENSAIOS DE CONTRUÇÃO DA CIDADANIA BRASILEIRA
“[Os políticos] tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador – o voto.”
(Lima Barreto)
O autor José Murilo de Carvalho em Cidadania no Brasil: o Longo Caminho analisa como se deu o processo de representação política iniciado com a Proclamação da República em 1889, a fim de traçar como se formou a complexa construção da cidadania brasileira. Pautado na imagem da ausência de participação do povo, Carvalho explora as marcas que esse processo provocou na vida política do país. Ele inicia sua viagem abordando o peso deixado pelo passado colonial, que influiu diretamente na formação passiva da população até o período da redemocratização, e os seus significados, traçando como se deram as conquistas ou concessões dos direitos civis, políticos e sociais. Sendo assim, a própria cidadania seria um fenômeno histórico e, portanto, caberia analisar o seu processo de formação, além de que no Brasil os direitos sociais precederam os demais.
Conforme o mesmo a cidadania pouco progrediu no período que engloba os anos de 1822 – Independência do Brasil – até 1889 – Proclamação da República –, sendo a abolição da escravidão em 1888 a única alteração importante, porém, não garantindo aos ex-escravos sua incorporação aos direitos civis. O autor retoma o tema da colonização, pois o considera relevante para a abordagem do problema, tendo em vista o legado deixado pelos colonizadores portugueses: uma população analfabeta; uma sociedade escravocrata, que negava a condição humana do escravo; um Estado absolutista, comprometido com o poder privado; e uma economia monocultora e latifundiária, pautada na grande propriedade e fechada à ação da lei.
Além dos escravos – que não eram considerados cidadãos, pois eram propriedade de seus senhores – a sociedade era composta de um grande número de pessoas que não