Consciência Negra
As origens do Dia da Consciência Negra estão relacionadas aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem as populações negra e parda no Brasil. A data é comemorada em 20 de novembro para coincidir com o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, no período colonial brasileiro.
Desde a década de 70, a data do falecimento de Zumbi tem sido utilizada para relembrar as condições desumanas da escravidão no Brasil e as formas de resistência dos povos escravizados. Mais recentemente, leis estaduais e municipais criaram o feriado no dia 20 de novembro com o objetivo de valorizar a cultura negra e reconhecer a contribuição de ex-escravos e seus descendentes para a história . ( Maiko Rafael Spiess)
FONTE/http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-sociologia-consciencia-negra-720953.shtml
Em 2013 estudamos um pouco da história da formação do povo brasileiro e de uma modo especial a importância dos negros na construção de nosso país. Os negros contribuíram não só com a mão de obra, mas também com sua cultura, costumes e religiosidade. O dia da Consciencia Negra possibilita a reflexão e desperta o desejo de conhecer a trajetória de lutas do povo negro em nosso país.
Leia a biografia de Zumbi dos Palmares que se encontra no livro “Almanaque da Cultura Afro – brasileira, página 43.
1) O dia da "Consciência Negra" tem como objetivo despertar o desejo em todos de conhecer a trajetória de lutas do povo negro em nosso país e assim reconhecer a grande importância dos mesmos na construção do nosso país e na formação do povo brasileiro. a - Leia a tirinha de By Robmaia e observe as imagens acima, depois faça uma relação dos textos e imagens com o que o refletimos nas aulas a respeito da cultura afro-brasileira.
b - Qual é o desejo de cada um na tirinha?