Direito
Nesse mesmo período a taxa de desemprego correspondia a 11,8% da PEA (População Economicamente Ativa), um equivalente a 206000 pessoas. Essa taxa total se divide em taxa de desemprego aberto, correspondendo a 6,9%, cerca de 120000 pessoas ; esta diz respeito àquelas pessoas que se dedicaram exclusivamente à procura de trabalho , e taxa de desemprego oculto, correspondendo a 4,9% da PEA, cerca de 86000 pessoas. Esta, sendo dividida, em taxa de desemprego do trabalho precário (2,7%) e pelo desalento (2,2%), a primeira porcentagem correspondendo àqueles trabalhadores sem regularidade e continuidade enquanto que a segunda àqueles que deixaram de procurar emprego em virtude das poucas perspectivas de encontrá-lo.
Ainda de acordo com essa pesquisa, cerca de 45% da população ocupada da Região Metropolitana de Fortaleza trabalhava no setor de serviço, algo próximo aos 191 mil trabalhadores. Os setores de comércio e indústria vêm logo após, com 19,6% e 17%, respectivamente, correspondendo a 301 mil e 261 mil pessoas.
Quando o quesito é tipo de inserção, os assalariados são a maioria, com 48% do total de trabalhadores ocupados da região em análise, destes, a maioria possui carteira de trabalho assinada. Logo após vem o trabalho autônomo, trabalho doméstico e emprego público, respectivamente com 26,9%, 9,9% e