Resenha do livro a construção textual do sentido
A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO SENTIDO
Alunos:
Bruno Evangelista Pinheiro
Francinete Gonçalves
Kléria Laisa C. Ramos
Leandro dos santos Maciel
Priscila de Souza Quaresma
Wenny Caroline Silva Araújo
Moju-Pa
2013
Resumo
A proposta deste trabalho é examinar os procedimentos de construção do texto escrito, as estratégias de interação e os efeitos de sentido. Tem por objetivo refletir, a partir do suporte teórico da Linguística Textual, de perspectiva sociocognitivista interacional, sobre a construção dos sentidos no texto escrito. São analisadas, as estratégias textual-discursivas e os efeitos destas na produção e na construção dos sentidos. Observa-se que tais estratégias funcionam não apenas no sentido de explicitar o mais possível o sentido dos textos, mas, sobretudo, funcionam como mecanismos importantes no processo de construção dos objetos de discurso e no seu compartilhamento com o leitor.
Palavras-chave: estratégias textuais, construção de sentidos, Linguística Textual.
A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO SENTIDO
O texto resulta da influencia consciente intencional de um individuo ou de uma coletividade sob seu ambiente natural, tendo em vista obter determinado resultado a partir, geralmente, de uma necessidade. O mesmo se da através do conjunto de processos que visão suprir as necessidades individuais ou coletivas e para que se realize de forma eficaz, articulamo-nos sob os aspectos de: motivação, finalidade e realização. Tais processos são influenciados pela sociedade, logo, a linguagem é determinada pelos fatores sociais.
As atividades apresentam uma estruturação interna composta por ações individuais, dentre as quais, está a principal a qual todas as demais irão articular-se e subordinar-se, de acordo com a finalidade das mesmas. De modo que as atividades humanas têm os seguintes aspectos: surgem de uma necessidade, então é estabelecida uma finalidade e um plano de atividade composta por ações individuais as quais tem de estar em