Sistemas da qualidade
É um dispositivo que tem a função de controlador de maneira precisa a quantidade de refrigerante que penetra no evaporador. Os principais tipos de válvulas de expansão são:
1. Válvula Manual
2. Válvula Automática
3. Válvula de Bóia
4. Válvula Elétrica
5. Válvula Termostática
Válvulas de Expansão Manuais
São válvulas de agulha acionadas a mão (figura 1). A quantidade de refrigerante que passa através do orifício da válvula depende da abertura da válvula que é ajustável manualmente. Sua maior vantagem é a simplicidade e baixo preço e a sua maior desvantagem é a sua inflexibilidade. É utilizada em grandes sistemas, como válvula de “bypass” (desvio), paralelamente às válvulas automáticas, para assegurar o funcionamento do sistema em caso de falha destas, ou durante consertos. Alguns sistemas de controle de evaporador inundado também usam válvulas manuais para dar carga ao sistema e para controle do nível de líquido. Neste caso, existe uma chave de bóia e uma válvula solenóide como controle preferencial de comando.
Figura 1 – Válvula de Expansão Manual
Válvulas de Expansão Automáticas
As Válvulas de Expansão Automáticas (figura 2) se destinam a manter uma pressão de sucção maior e constante no evaporador, independente das variações de carga de calor. São válvulas de funcionamento muito preciso. Uma vez bem reguladas mantém praticamente constante a temperatura do evaporador, daí serem utilizadas quando se deseja um controle exato de temperatura.
Figura 2 - Válvula de Expansão Automática
Funcionam da seguinte maneira: quando o compressor começa a trabalhar, diminui a pressão do refrigerante no evaporador. Isso faz com que a agulha da válvula se abra, permitindo a entrada de refrigerante no evaporador. Enquanto o compressor está funcionando, a válvula automática mantém uma pressão constante no evaporador. Quando o compressor pára, a pressão do refrigerante no evaporador começa a elevar-se imediatamente.