sistemas de qualidade
Paula Souza
Etec TRAJANO CAMARGO
André Ricardo Bombonato n°01
Boas Práticas de Laboratório:
Programa 5S, BPL e NBR
Limeira-SP 2013
1)Programa 5s.
Trata-se de uma filosofia de trabalho que pretende superar antigos hábitos. O método visa obter um local de trabalho ordenado, limpo e saudável, ideal para a implantação de um sistema de gestão da Qualidade na empresa. Pretende, também, garantir o bem-estar das pessoas e sua valorização. O programa mostra os cinco passos necessários para evitar desperdícios e organizar trabalho, ambiente, informações e até nossa própria vida.São eles:
Senso de Utilização/Descarte: Nessa 1ª etapa é preciso separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário daquilo que é desnecessário.
Senso de Organização/Ordenação: É chegado o momento de colocar cada coisa em seu devido lugar, identificar e mantê-las em seus lugares definidos.
Senso de Limpeza: Além de manter a área de trabalho sempre limpa, nessa etapa podemos mudar a disposição dos móveis, colocar uma planta no ambiente de trabalho e melhorar a iluminação do ambiente.
Senso de Higiene/Saúde: É bom criar condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional das pessoas, além de conscientizar todos da importância da higiene pessoal.
Senso de Autodisciplina/Ordem mantida: Para que o programa tenha sucesso, é necessária a participação de todos. Trata-se de um processo contínuo, diário e permanente. É o momento da manutenção dos outros quatro sensos, de criar procedimentos para as atividades e fazer dos sensos um hábito.
2) Analise e Diferensas do BPL e NBR.
NBR
Tem como objetivo principal especificar requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e calibrações, incluindo amostragem. Apresenta os requisitos necessários para que o laboratório trabalhe em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade.
Pessoal chave:
• Gerente da qualidade: deve assegurar