O realismo
O REALISMO
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
2013
O Barroco no Brasil
Turma N13
Aluno
Erick Augusto Prado da Conceição-RA: 6020363012
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, da Instituição de Ensino Superior anhanguera Uniderp, como requisito parcial, para a obtenção de crédito na disciplina de Estética e História da Arte, tendo como orientadora a Professora Liliane.
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
2013
Introdução
Surgido no século XIX, o Realismo foi um movimento artístico que se baseava no retrato da realidade do cotidiano social, criado em repudio ao neoclassicismo e ao romantismo teve como berço a França se espalhando mais tarde por toda a Europa e por outros continentes através da objetividade em expressar problemas sociais.
A miséria, a pobreza, a exploração e o sentimento de tristeza eram os principais assuntos retratados pelos artistas e escritores realistas, na literatura tinham como foco criticar instituições sociais, a burguesia e principalmente a Igreja Católica trazendo sempre uma forma de linguagem direta e objetiva.
Principais obras da literatura Realista:
• Madame Bovary de Gustave Flaubert; • Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski; • Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói; • Oliver Twist de Charles Dickens; • Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queiroz.
O teatro realista
No Teatro linguagens formais do romantismo são deixadas de lado para um novo tipo de linguagem, a linguagem comum, mais conhecida como a do povo é mais utilizada, se tornando um novo estilo para o teatro, o representante que deu início a essa nova maneira de encenar foi Alexandre Dumas, autor da Dama das Camélias.
Destaques do Teatro Realista:
• Ralé e Os Pequenos Burgueses de Gorki;